{{item.label}}
Pesquisas e Artigos

4 de setembro de 2018

Crianças e o sistema imunológico de defesa do organismo

Como evolui o sistema de defesa contra vírus, bactérias e microrganismos ao longo dos anos

Responsável por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças, o sistema imunológico protege o corpo diariamente da invasão de vírus, bactérias e outros micróbios. Essa barreira protetora é composta por milhões de células de diferentes tipos e funções. 

As crianças possuem o sistema imunológico muito diferente dos adultos, principalmente no que diz respeito à eficácia e velocidade de resposta a um eventual “ataque” infeccioso. Isso acontece porque a criança se desenvolve progressivamente e somente na adolescência é que consegue produzir todos os tipos de anticorpos, células e mecanismos de defesa em quantidade, qualidade e eficácia equivalentes a de um adulto. O ser humano possui basicamente dois tipos de sistemas de defesa: o inato e o adaptativo. 

A imunidade inata ou natural é a nossa primeira linha de defesa. Ela é chamada assim porque está presente desde o nascimento e não precisa ser aprendida por meio da exposição a um invasor. Correspondem as barreiras físicas do organismo, como a pele, mucosas, suor, saliva, além das células especializadas em destruir invasores. Sendo capaz de prevenir e controlar diversas infecções e também de melhorar as respostas imunes adaptativas contra diferentes tipos de microrganismos. 

Por sua vez, a imunidade adaptativa é a defesa adquirida no decorrer da vida, tais como vacinas e anticorpos. Ela age diante de um problema específico e funciona da seguinte maneira: conforme o sistema imunológico se depara com invasores, os componentes da imunidade adaptativa aprendem a melhor maneira de combatê-las e começam a desenvolver uma memória para cada um deles.  Logo, caso o corpo seja atacado novamente pelo mesmo microrganismo, o organismo já estará preparado para produzir uma resposta rápida e eficaz, por meio dos anticorpos, e assim vencer a doença “rapidamente”. 

Adeforte® gotas ajuda a fortalecer o sistema imunológico de maneira geral, através da suplementação de vitamina A presente em sua fórmula, que além de auxiliar nas funções imunes tem papel importante na manutenção da integridade das mucosas, bom estado da pele e cabelos, conservação do esmalte dentário e boa visão. Converse com o pediatra, pergunte sobre Adeforte e siga suas recomendações de uso para esse medicamento.