{{item.label}}
Cinila

27 de fevereiro de 2019

Qual a diferença entre cicatriz hipertrófica e queloide?

Cicatrizes hipertróficas e queloides são defeitos na cicatrização de feridas que ocorrem pela desregulação na produção de colágeno, que se dá de forma excessiva, deixando a pele mais protuberante.

É mais comum o desenvolvimento dessas anormalidades em jovens, negros, orientais, área com traumas anteriores, incisões cirúrgicas contrárias às linhas de tensão da pele, fatores genéticos que causam pré-disposição e doenças autoimunes, infecção da ferida e tensão na região da ferida.

Embora a cicatriz hipertrófica e o queloide possam apresentar vermelhidão, coceira e elevação na pele, e muitas vezes sejam confundidos, existem algumas caraterísticas que diferenciam os dois:

Cicatriz hipertrófica

Respeita os limites da cicatriz

Não causa sintomas

Pode regredir de forma espontânea

Responde bem ao tratamento

Queloide

Estende-se além dos limites da cicatriz

Causa coceira, dor, pode infeccionar e ulcerar

Estabiliza ou progride em tamanho. Não regride

Maior índice de recorrência e pode não responder muito bem ao tratamento

Diferente da cicatriz hipertrófica, a queloide pode incomodar e crescer ainda durante alguns anos, uma vez que existe ali um tecido ainda vivo em constante atividade. O ideal é que a prevenção comece o mais cedo possível, desde o preparo para a cirurgia até os próximos meses, com hidratação constante da pele e proteção do local.